Secretário de Meio Ambiente de Angico Sebastião Guimarães participa do XXIV ENCOB em Foz do Iguaçu (PR)

O Secretário Municipal do Meio Ambiente de Angico, Sebastião Guimarães está participando entre os dias 22 a 26 de agosto do XXIV ENCOB - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil,  na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

A comitiva formada por representantes dos cinco comitês de bacia hidrográfica (CBH) do Tocantins e equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), incluindo a secretária Miyuki Hyashida, participa do evento que retorna ao formato presencial após duas edições online.

Com o tema central “Gestão da água: Responsabilidade de todos”, o XXIV ENCOB vai reunir representantes de todos os estados brasileiros. A programação, que inclui palestras técnicas, oficinas e rodas de diálogo, consolida, segundo a organização, o modelo de protagonismos dos comitês de bacia praticado nas últimas edições. Os temas abordados serão: Dentro da programação, serão abordados os temas: Mudanças Climáticas, Eventos Críticos e Resiliência, Uso Racional, Reuso e Inovação, Planejamento, Regulação e Financiamento, Boas Práticas, Gestão Participativa e Engajamento, enfatizando que a gestão das águas é responsabilidade de todos.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente Sebastião Guimarães está representando o Poder Público Municipal de Angico e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda. Ele agradece primeiramente a Deus pela oportunidade ímpar, o presidente do CBHLC Mário Roberto, pela confiança e o prefeito Cleofan Barbosa pelo grande apoio.

O secretário ainda enfatiza  o privilégio de ser um dos selecionados pela quarta vez do maior encontro de recursos do Brasil e poder contribuir na criação das leis que assegura a governança e a proteção das águas do Brasil, visando garantir a vida das presente e futuras em geração.

“XXIV ENCOB é um grandioso encontro, que busca promover a integração dos Comitês de Bacias Hidrográficas de todo Brasil, além de propiciar o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos” disse Sebastião.

ENCOB

Desde a primeira edição, em 1999, a realização do ENCOB tem contado com a crescente participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do poder público, dos usuários de recursos hídricos, ONGs, universidades, municípios, bem como de outros interessados nos debates sobre a gestão de recursos hídricos, como uma oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas.

O XXIV ENCOB é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH) e o Estado do Paraná, com organização da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entre outras instituições.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICO

UM NOVO TEMPO, UMA NOVA HISTÓRIA

Secretário Municipal do Meio Ambiente de Angico Sebastião Guimarães participa do XXIV ENCOB em Foz do Iguaçu (PR)