Os maus-tratos contra o idoso representam uma grave violação de seus direitos como cidadãos, demonstrando assim, o retrocesso da evolução social quanto às afirmações dos direitos humanos, pois as mudanças ocorrem constantemente no país e no mundo.

Visando combater este mal que assola a humanidade, a Prefeitura Municipal de Angico, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) publicaram, na manhã desta terça-feira, 15 de junho, um vídeo sobre o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O vídeo teve o objetivo de alertar a população, buscando estimular a consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa.

A ação faz parte do Mês de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa (Junho Violeta).

Para a Secretária de Assistência Deusivam, a violência contra a pessoa idosa é um problema sério e o município de Angico oferta o apoio necessário, além de levar informação sobre os seus direitos.

“O idoso se torna uma vítima fácil por, em alguns momentos, depender de seus familiares, seja na dependência financeira, cuidados da saúde, nas relações sociais, ou até mesmo na convivência familiar. Nossos idosos merecem respeito e nós estamos aqui para conscientizá-los na busca de seus direitos por uma melhor qualidade de vida. A celebração desta data deve está relacionada ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência ”, explica.

O prefeito Cleofan Barbosa destacou a importância da valorização a Terceira Idade: " Nossa gestão tem a preocupação de cuidar dos idosos com um olhar especial. O Município quer valorizar essas pessoas, que têm muita experiência e conhecimento de vida. Vamos trabalhar com a conscientização, valorização e respeito com as pessoas da terceira idade ", disse.

A primeira-dam, Eliana lembra que o mês Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas, para repudiar todo ato de violência cometido contra pessoa idosa no município.

O mês Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas. O dia 15 de junho deve ser lembrado com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que a sociedade de Angico deve estar atenta às diversas formas de violência contra a pessoa idosa. Bem como a importância de denunciar os casos, que, em grande parte, ocorrem dentro do próprio ambiente familiar", disse a primeira-dama.

Em Angico, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos. Criando grupos para prevenção e orientação ao nível de Proteção Social Básica.

“São realizados atendimentos para acompanhamento e orientação aos idosos e familiares com casos de violência física, psicológica ou patrimonial. Com a finalidade de combater os maus tratos, abandono e a negligência”, explicou Deusivan.

Maus-tratos contra idosos é crime! Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito. É dever de todos prevenir e denunciar a ameaça ou violação dos direitos do idoso.

Para denúncia disque 100 ou 190.

Procure também o Conselho do Idoso, Ministério Público ou baixe o aplicativo Proteja Brasil.