A Prefeitura Municipal de Angico juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realizou a entrega produtos para idosos e famílias vulneráveis que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os produtos foram entregues aos usuários no prédio do Serviço de Convivência. Os produtos fazem parte do Programa de Aquisição de alimentos (PAA)/ Compra Direta da Agricultura Familiar no Município de Angico. As aquisições dos produtos foram feitas diretamente dos agricultores cadastrados no programa.

Na gestão de Cleofan Barbosa, as entregas dos produtos do Compra Direta iniciaram com a suspensão das oficinas presenciais em decorrência da pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Para a secretária de Assistência Social, Deusivan, a distribuição dos alimentos é um complemento ao trabalho de amparo às famílias atendidas pelo serviço.

O objetivo é garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias vulneráveis, principalmente, em virtude dos impactos provocados pela pandemia do novo Coronavírus” disse Deusivan.

Como funciona o PAA

O PAA é um programa de compras do governo federal executado pelo Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins. A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional.

O programa adquire dos agricultores cadastrados pelo Ruraltins alimentos como hortaliças, frutas e verduras, além de produtos processados com certificação sanitária dos órgãos competentes.

Os produtos adquiridos são destinados a escolas ou doados para entidades da rede socioassistencial, como creches, abrigos de idosos, hospitais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), dentre outros públicos.

Para participar, os agricultores familiares devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP),  e estar organizados, preferencialmente, em grupos formais (cooperativas e associações) ou informais, mas também podem participar individualmente.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICO

UM NOVO TEMPO, UMA NOVA HISTÓRIA

Idosos e famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Angico recebem Produtos do Compra Direta