O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado nesta data em homenagem a Araceli Cabrera Crespo, uma criança de oito anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo, em 1973.
Violência física, maus-tratos, violência sexual e negligência. Esses são alguns dos principais casos de violação de direitos de crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Angico através do Conselho Tutelar alerta os moradores sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como data o dia 18 de maio.
A Conselheira Tutelar, Iolete, informou que em razão da pandemia do coronavírus, diferente dos anos anteriores, a campanha de conscientização não contará com blitz educativas, palestras e outras ações/atividades para marcar a data, evitando assim a aglomeração de pessoas.
Em 2021 a proposta é destacar a data, por meio de um vídeo educativo gravado pelos Conselheiros Tutelares com a finalidade de mobilizar, sensibilizar, conscientizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, disse Iolete.
O Prefeito Cleofan Barbosa falou sobre a importância do trabalho realizado pelos órgãos do município, do Estado e da União para o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e apela a todos que tiverem conhecimentos de fatos como estes que utilizem os meios oficiais para a denúncia. “Com a ajuda da população poderemos combater com mais eficiência e celeridade este crime repugnante”, afirmou.
Em virtude da data, 18 de maio, os Conselhos Tutelares de Angico produziram um vídeo sobre a temática. O objetivo é zelar pela garantia dos direitos das Crianças e Adolescentes e também incentivar as denúncias por meio do telefone 100.
"O vídeo é uma tentativa de aproximar o Conselho Tutelar da sociedade e incentivar as pessoas a não se omitirem e a fazer as denúncias neste período de pandemia. Os conselheiros estão aqui apenas como parceiros para defender os direitos das crianças e dos adolescentes", disse Divina, conselheira tutelar do Município.
Cleofan ressaltou a importância da divulgação do vídeo no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em Angico e afirmou que mesmo com a pandemia da Covid-19, os serviços de proteção continuam funcionando.
"A divulgação do vídeo reforça a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, sobretudo por conta das medidas de isolamento social. Mesmo com a pandemia da Covid-19, os serviços de proteção continuam funcionando, seguindo todas as orientações e recomendações da saúde. É importante dar atenção às crianças e aos adolescentes, que estão isolados em casa. Qualquer tipo de violência deve ser denunciado aos órgãos de proteção", declarou o Prefeito.
Não feche os olhos. Não se cale. Denuncie qualquer abuso, exploração sexual e violação dos direitos das crianças e adolescentes através dos telefones:
· Disque Direitos Humanos ou Disque 100, que é um serviço de proteção, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
· (63) 99123-7956 Conselho Tutelar de Angico.
