Está chegando a hora! O mês de setembro se aproxima e, com ele, a campanha Setembro Amarelo. Amanhã começa a mobilização mundial em prol da prevenção ao suicídio!
O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
A Prefeitura Municipal de Angico, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde apoiam a campanha “Setembro Amarelo”, mês de valorização da vida e prevenção do suicídio.
A administração “Um Novo Tempo, Uma Nova História” convoca a população do Município para prestar atenção em quem apresenta quadros de tristeza, isolamento social e sofre com fragilidades que afetam não só a saúde mental, mas a física e emocional também. O intuito é de promover uma reflexão acerca do suicídio, principais causas, além de conscientizar os angicoenses sobre a importância de valorizar a vida.
Essa campanha “Setembro Amarelo” foi aderida no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e os casos têm crescido principalmente entre os jovens.
Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequada.
Disque 188 e converse com o Centro de Valorização da Vida (CVV). A ligação é gratuita e todos contarão com respeito, sigilo e compreensão. Além de poder contar também, pessoalmente com os profissionais da Saúde Mental do Centro de Saúde.
O suicídio pode ser evitado e o tratamento correto dos transtornos psiquiátricos pode salvar vidas!
Setembro Amarelo, Mês de Valorização da Vida. Falar é a Melhor Solução.
Prefeitura Municipal de Angico
Um Novo Tempo, Uma Nova História