O Tocantins está entre os Estados brasileiros com o maior número de focos de incêndios. Com isso se faz necessário que os Municípios formem suas brigadas de incêndio para eventuais situações de combate ao fogo.

No início do mês de maio, em Palmas, Capital do Tocantins, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Coordenador de Proteção e Defesa do Município de Angico, Sebastião Guimarães, esteve pessoalmente na Defesa Civil Estadual, solicitando do órgão, um Curso de Brigadistas de Combate à Incêndio Florestal.

A solicitação foi atendida e os brigadistas do Município de Angico estão participando por três dias, da capacitação, que está ocorrendo nos dias 25, 26 e 27 de maio no Auditório da Prefeitura de Ananás.

Além dos brigadistas de Angico, também participam do treinamento, os brigadistas das cidades de Ananás e Riachinho e por Ananás está centralizada entre os três municípios, foi escolhida para ser a sede da formação.

A capacitação foi organizada, coordenada e conduzida pela Defesa Civil Estadual em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananás e o Corpo de Bombeiros.

O curso tem em sua grade curricular, aulas teóricas e práticas, sobre técnicas de combate a incêndios florestais, causas, propagação, classificação dos incêndios, ferramentas, primeiros socorros, entre outros temas.

A capacitação está sendo ofertada de acordo com os protocolos de distanciamento social e uso obrigatório de máscara de proteção individual e álcool em gel.

O Secretário de Meio Ambiente e Coordenador de Proteção e Defesa de Angico, Sebastião Guimarães, afirma que a finalidade do curso de formação é preparar os brigadistas para prevenir e combater os incêndios em Angico, garantindo a preservação da natureza e a qualidade de vida da população angicoense.

Ele também ressaltou que o Curso de Brigadistas de Combate à Incêndio Florestal foi possível graças à parceria da Defesa Civil Estadual, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Angico e o apoio dado Prefeito de Angico, Cleofan Barbosa.

Agradecemos a Defesa Civil Estadual pela realização do treinamento e o apoio do Prefeito Cleofan que não mede esforços para investir e colaborar na capacitação dos brigadistas de Angico. O curso possibilitará aos profissionais atuem no exercício de sua profissão com segurança, buscando proteger as pessoas e as áreas de incêndios que possam danificar os patrimônios e principalmente o Meio Ambiente” disse Sebastião.

Brigadistas de Angico participam do Curso de Brigadistas de Combate a Incêndio Florestal em Ananás