Neste momento difícil de isolamento social, onde todos devem se proteger devido à pandemia do Covid-19, uma das principais preocupações da Prefeitura de Angico e da Secretaria Municipal de Assistência Social é com as famílias em situação de vulnerabilidade social e com a garantia dos seus direitos.
Cadastro Único e Programa Bolsa Família
Para atender a demanda do município, a equipe do Cadastro Único e Programa Bolsa Família estão realizando atendimentos preferencialmente de forma remota, seja por meio de telefone, mensagem de WhatsApp, e-mails, entre outros.
Para não deixar às famílias da zona rural prejudicadas, devido à falta de acesso a internet, os servidores municipais estão realizando visitas nos povoados para manter as atividades relacionadas ao cadastramento e manutenção do Cadúnico, tais como: entrevistas; atualização cadastral; inclusão; transferência; prestação de informações sobre o cadastro para famílias acessarem o BPC; Tarifa Social de Energia Elétrica; gestão dos benefícios do PBF, informações sobre auxílio emergencial, entre outros serviços.
Recentemente, as famílias dos povoados Ribeiro Manso e Associação Comunitária de Angico (ACAN) foram visitadas pela equipe do Cadúnico, onde tiveram suas principais necessidades atendidas.
Vale mencionar que as visitas aos povoados acontecem de forma segura, adotando as medidas protetivas ao Covid-19 (uso de máscara e álcool gel 70%), sem colocar a vidas dos profissionais em risco e nem a vida dos usuários.
Os atendimentos presenciais só serão realizados em casos de urgência, como perda de benefícios como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único, Bolsa Família ou tarifa de energia elétrica (baixa renda), entre outros.
CRAS
Para evitar a disseminação do novo coronavírus os encontros de grupos e visitas presenciais do Serviço de Proteção e Atenção Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) precisaram ser suspensos.
Cumprindo o planejamento do Plano de Ação e do Plano de Contingência que norteia a Política de Assistência Social no âmbito municipal a Secretaria Municipal de Assistência Social através da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Angico também está realizando o atendimento remoto para o PAIF e SCFV para Idosos, Crianças e Adolescentes.
O atendimento remoto é visto como uma medida importante para preservar vidas e a saúde dos colaboradores e usuários dos serviços socioassistenciais, além de seguir os protocolos de segurança estabelecidos pelo Município durante a pandemia do coronavírus.
Entretanto, em algumas situações o atendimento está sendo realizado também de forma presencial, pois boa parte dos usuários, que são de famílias de baixa renda, não tem acesso à internet e nem mesmo do aparelho celular.







