Durante o mês de agosto, o Brasil inteiro trabalha a conscientização e o combate à violência contra a mulher. Desde a sua criação, em 2006, a Lei Maria da Penha tem sido um marco na proteção dos direitos das mulheres, oferecendo instrumentos legais e essenciais para o enfrentamento da violência.
Pensando nisso, o município de Angico-TO realizou neste período, ações referentes ao enfrentamento à violência contra mulher. A campanha foi feita através das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Secretaria da Mulher, onde aconteceram rodas de conversa e palestras com homens e mulheres da sociedade de Angico, especialmente as que usufruem do serviço público municipal.
Na Secretaria Municipal de Assistência Social foram feitas as supracitadas palestras e rodas de conversas com as famílias participantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), estes momentos de troca de informações e conscientização sobre o combate a violência contra a mulher foram ministrados pela psicóloga do CRAS.
Um outro momento das ações do agosto lilás, mês das ações de mobilização, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às mulheres, o qual faz alusão a data da Lei Maria da Penha, foi de uma parceria da Secretaria Municipal da Mulher juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde com o grupo de HiperDia, sendo este “HiperDia” um programa do Sistema único de Saúde que visa cadastrar e acompanhar pessoas com hipertensão e/ou diabetes. O momento foi realizado na UBS – Unidade Básica de Saúde Padre Anacleto com a palestra ministrada pelo Gerente de Promoção de Igualdade Social, Equidade e Direitos da Mulher, que explanou o tema deste ano “Não deixe chegar ao fim da linha, ligue 180.
Na palestra foram apresentadas informações sobre a Lei Maria da Penha, o porquê do agosto lilás, Dados sobre a violência contra a mulher, formas de violência, como identifica-las e principalmente como denunciar. O evento também contou com a participação da primeira-dama e Secretária Mulher, Cultura e Assuntos Políticos, e do Prefeito Municipal, além de momentos de descontração com bingo e sorteio de outros brindes.
Assim, foram momentos de diálogo, debates e muita informação acerca do tema apresentado, uma vez que foram esclarecidos os diversos tipos de violência como supracitado, além de formas de denunciar através dos canais oficiais de denúncia, que são: