Aguarde, carregando...

21 DE ABRIL: Prefeito Cleofan faz homenagem ao Herói Nacional Tiradentes

Dia 21/04/2021

O dia 21 de abril é comemorado o Feriado Nacional de Tiradentes, homenagem a  Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista.

Conhecido pelo apelido de “Tiradentes” é patrono das Policias Militar e Civil de todo o Brasil, o qual, em sua trajetória de vida foi um dos escolhidos para liderar a Inconfidência Mineira, e, por sua bravura e habilidade, Tiradentes foi imortalizado como o precursor da Independência de nosso país.

Tiradentes foi o único dos envolvidos na Inconfidência Mineira a ser condenado à morte pela forca e posteriormente esquartejado, por lutar pela independência do Brasil. Após a Proclamação da República, ele foi transformado em herói da pátria.

A Prefeitura Municipal de Angico também reconhece a importância da trajetória, luta e sacrifício desse herói nacional, José da Silva Xavier/Tiradentes, para a liberdade do Brasil.

O Dia de Tiradentes é comemorado nesta quarta-feira,  21 de abril, e é considerado um feriado nacional no Brasil. Nessa data, devemos lembrar que Tiradentes foi um grande líder que lutou bravamente pelo povo e por seus ideais, apesar de ser o mais humilde entre todos os membros do movimento. Tiradentes foi quem assumiu as maiores responsabilidades e se tornou um verdadeiro herói e mártir da Inconfidência Mineira. O dia 21 de abril é uma data importante para o calendário do país, onde devemos lembrar com carinho e respeito  de José da Silva Xavier/Tiradentes, o nosso ícone da liberdade e da independência brasileira” ressaltou o prefeito Cleofan Barbosa.