Ouvir Texto Stop

Todos os anos, os descendentes de escravos do Povoado Tamboril, no município de Angico, realizava uma grande festa em comemoração ao dia 13 de maio que marca Abolição da Escravatura.

A Abolição da Escravatura representa para os descendentes de escravos do Povoado Tamboril, a libertação das senzalas, por isso, eles gostam de dançar, cantar e expressar a alegria de comemorar a cultura que herdaram dos ancestrais, herança trazida da África, sem interferência.

Geralmente na festa, havia uma representação da princesa Isabel assinando a Lei Áurea e no encerramento da comemoração a comunidade partia um bolo de 50 quilos.

Entretanto, em razão da pandemia do Covid-19, não foi possível realizar a festa tradicional, que foi suspensa em 2021 para evitar aglomerações de pessoas e a disseminação do vírus.

Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Angico decretou feriado municipal em homenagem à abolição da escravatura, que foi o evento histórico mais importante do Brasil, após a Proclamação da Independência, em 1822.

Confira a mensagem da Prefeitura:

Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinava a Lei Áurea, pondo fim ao capítulo mais sombrio da nossa história, o período da escravidão.

A lei Áurea sagrou a luta travada em prol dos direitos humanos e da dignificação do trabalho. Alguns homens protagonizaram esta luta a favor do fim da escravatura e entraram para história do Brasil, conduzidos pela coragem, resistência e humanidade.

No dia de hoje, lembramos nossa história com júbilo e empenhamos o compromisso de trabalhar por uma sociedade com valores equivalentes, igualitária e justa.

Somos todos iguais!

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICO