Todos os anos, os descendentes de escravos do Povoado Tamboril, no município de Angico, realizava uma grande festa em comemoração ao dia 13 de maio que marca Abolição da Escravatura.
A Abolição da Escravatura representa para os descendentes de escravos do Povoado Tamboril, a libertação das senzalas, por isso, eles gostam de dançar, cantar e expressar a alegria de comemorar a cultura que herdaram dos ancestrais, herança trazida da África, sem interferência.
Geralmente na festa, havia uma representação da princesa Isabel assinando a Lei Áurea e no encerramento da comemoração a comunidade partia um bolo de 50 quilos.
Entretanto, em razão da pandemia do Covid-19, não foi possível realizar a festa tradicional, que foi suspensa em 2021 para evitar aglomerações de pessoas e a disseminação do vírus.
Nesta quinta-feira (13), a Prefeitura de Angico decretou feriado municipal em homenagem à abolição da escravatura, que foi o evento histórico mais importante do Brasil, após a Proclamação da Independência, em 1822.
Confira a mensagem da Prefeitura:
Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinava a Lei Áurea, pondo fim ao capítulo mais sombrio da nossa história, o período da escravidão.
A lei Áurea sagrou a luta travada em prol dos direitos humanos e da dignificação do trabalho. Alguns homens protagonizaram esta luta a favor do fim da escravatura e entraram para história do Brasil, conduzidos pela coragem, resistência e humanidade.
No dia de hoje, lembramos nossa história com júbilo e empenhamos o compromisso de trabalhar por uma sociedade com valores equivalentes, igualitária e justa.
Somos todos iguais!
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGICO
UM NOVO TEMPO, UMA NOVA HISTÓRIA