12 de Junho: Assistência Social, CRAS e SCFV gravam vídeo alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho é Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate à violação de direitos de crianças e adolescentes, buscando potencializar os esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil no Brasil e no Mundo.

A Prefeitura Municipal de Angico através da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) além de gravar e publicar um vídeo alusivo ao 12 de Junho - Dia  Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, vem executando importantes ações, com objetivo de garantir os direitos das crianças e adolescentes, como também sensibilizar e conscientizar a população angicoenses sobre o trabalho infantil e seus efeitos.

Atualmente, o Município de Angico tem um planejamento definido que conta com a participação de diversos atores sociais nessa luta: Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente que realizam diferentes ações e atividades relacionadas ao combate do trabalho infantil.

As atividades de combate ao trabalho infantil também contam com o apoio e esforços do prefeito Cleofan, vice Ieda Miranda, primeira-dama Eliana Cássia, Câmara Municipal e todos os secretários do Município.

O Art 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente assegura que: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Dessa forma, somos todos responsáveis por essas garantias, o não enfretamento do trabalho infantil é crime, por isso a intenção é somar esforços e traçar estratégias para proteção das crianças e adolescentes” ressaltou o prefeito Cleofan Barbosa.

Para a Secretária de Assistência Social Deusivan, o dia 12 de Junho foi instituído o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, essa data marca um importante momento para promover ações, eventos e atividades sobre o tema, com a finalidade de sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, de ter vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

Diga NÃO ao Trabalho Infantil.

Não leve na brincadeira. Trabalho Infantil é ilegal. Denuncie pelo disque 100, Conselho Tutelar, Polícia, Assistência Social e CRAS de Angico.

12 de Junho: Assistência Social, CRAS e SCFV  gravam vídeo alusivo ao Dia  Mundial de Combate ao Trabalho Infantil