1ª Conferência Municipal de Cultura de Angico

A Prefeitura Municipal de Angico, por meio da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizou no dia 27 de Outubro a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Angico, com o tema Central “Democracia e Direito à Cultura”. O evento foi fundamental, obrigatório e preparatório para a Conferência Estadual de Cultura e 4ª Conferência Nacional de Cultura.
Participaram da Conferência Municipal de Cultura cidadãos maiores de 16 anos, devidamente inscritos, em especial agentes culturais, foi assegurado a ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público de acordo com as diretrizes nacionais.
Os inscritos na conferência compareceram à Câmara Municipal de Angico, local escolhido pela comissão organizadora para a realização do evento a partir das 7:00 para o credenciamento e participação no evento.
No decorrer do evento, os participantes ouviram a explanação do palestrante, o Professor Juscelino Alves de Oliveira, conhecido popularmente como Du Oliveira, Assessor Técnico da Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, Graduado em Música pela UFG, Especialista em Gestão e Elaboração de Projetos Culturais pela UFG, Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFG e Mestre em Crítica Literária pela PUC/GO, Músico com vários trabalhos gravados desde o final da década de 1980.
Participaram com direito a voz e voto nas discussões dos eixos os delegados, e a voz os convidados e por último como observadores. As discussões foram realizadas a partir dos seis eixos temáticos, os quais foram, no Eixo I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo II - Democratização do acesso à Cultura e Participação Social; Eixo III Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo IV - Diversidade Cultura e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; V - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e por último VI - Direito às Artes e às Linguagens Digitais. Cada grupo de discussão elaborou propostas para o município e para a etapa preliminar estadual da 4ª Conferência Nacional de Cultura a acontecer ainda em 2023.
Assim, de acordo com os documentos orientadores, foram escolhidos três delegados, sendo 1/3 do poder público e 2/3 da sociedade civil com seus respectivos suplentes para participação nas e posteriores.